terça-feira, dezembro 11, 2007

Chegou às minhas mãos a seguinte Carta Aberta, passo a citar:

Carta aberta do Comendador José Domingos


Meus caros, camaradas, amigos, mósmicos em geral e irmãos no particular,

Agora que os recentemente forjados estatutos vêm a público, é também chegada a hora de publicamente me pronunciar sobre tão delicada matéria.

A minha opinião será do conhecimento de alguns, que outrora me questionaram, e sempre tentei fazer valer a minha opinião de forma ordeira e ponderada, afastando desde logo quaisquer tipo de fanatismos ou extremismos!

Pois bem,

- Desde o momento em que a República conquistou o seu (merecido) lugar no ciber-espaço, temos assistido no seu seio a mutações e alterações que serão positivas ou negativas, dependendo da diversidade de pontos de vista. A subjectividade e a diferença fazem parte daquilo que constitui o espírito mósmico. É na falta de homogeneidade que a República se torna unida...

Uma das consequencias de tal salto para o quantum espaço-temporal da cibernáutica, foi a maior visibilidade para o mundo exterior de algo não facimente apreensível na óptica de comum utilizador desse mesmo mundo. Novos candidatos a ramboianos deram o passo em frente e os que cá estavam ganharam um espaço mósmico à distância de um clique... Mas com um maior poder vem a acrescida responsabilidade de impedir, sempre!, que o crescimento de uma ideia, não a transforme numa outra coisa qualquer.

Daí que eu tenha advogado pela criação destes estatutos sempre que a minha opinião (calma e ponderada) me foi pedida. Este passo em frente significa a cristalização dos direitos e deveres fundamentais da República. Nasce assim um núcleo imutável de ideias subjacentes à condição mósmica, protegendo assim, no nosso espaço, aquilo que somos da erosão do tempo e das novas tecnologias.

Mas atenção! Cristalizar a essencia da mosmicidade não significa estagnação! Novos membros, novas iniciativas, novas formas de ver a Républica são a forma de evoluirmos à medida que os dias passam por nós, pois nem os fundadores são hoje o que eram quando a mui nobre república se fundou nos tempos idos... Mas são estas as leis para onde olharemos quando a dúvida nos assaltar. São estas as leis que nos guiarão pela evolução, para que nunca percamos o rumo do que nos propusermos a construir.

É com orgulho e felicidade, mas principalmente com expectativa que vejo hoje o nascer de uma nova era. E que as nuvens negras que nos abalaram em discussões estéreis encontrem nestes estatutos os ventos que nos guardarão de vez de tal sorte.

Mósmicos de todo o mundo, uni-vos.

Saudações,

José Domingos.

Ps: Queres falar.. falas aqui!

6 comentários:

Unknown disse...

Amigo e irmão mosmico Ze: Estou maravilhado com tal carta aberta!!!simplesmente sem palavras acerca de um dos Saramagos dos post até hj aqui postados!!!Günter Grass não faria melhor....(se quiserem saber quem é Gunter Grass http://www.indexnet.santillana.es/rcs2/grass/grass.htm cultivem-se!!!lol)

As minhas unicas duvidas são as seguintes:
- Ès a favor ou contra os estatutos apresentados?
- Qual a tua opinião jurídica acerca dos estatutos apresentados?
- Recomendas modificações?

Sumitico "Gunther Grass Portugues" AKA Rui Carioca

p.s.1:para quem não sabe quem é Gunther Grass que procure em:
http://www.indexnet.santillana.es/rcs2/grass/grass.htm

p.s.2:Haja cultura em cada cantinho deste nosso blog!!!!

Xerafim Xerôdio disse...

Eu apenas venho por este meio fazer uma questão que realmente me inquieta :

Afinal o comendador é José Domingues ou José Domingos ??? começo a pensar q esse comendador nao existe...........

Anónimo disse...

O Comendador é DomingOS, tal como o Paciência é José! (Três vivas mósmicas ao eterno número nove...)

Após ter feito aconselhamento jurídico na Comissão de Apoio ao Problema do Jaime. E ter lançado um inquérito sobre a Assembleia Constituinte dos Estatutos Mósmicos, é na qualidade de consultor da referida Assembleia que venho dar o meu aval aos Estatutos redigidos, bem como propor um louvor à assembleia, sobre a forma de rodadas multiplas no final da sessao legislativa.

Modificções a recomendar prendem-se apenas com questões do foro da estruturação legislativa. Uma separação por títulos talvez conferisse maior simplicidade na leitura das normas. Algo na linha do Código Civil Alemão de 1896 - Bürgerliches Gesetzbuch, ou da grande influencia legislativa no nosso país, o Code Civil des Français de 1804.

Talvez seja de equacionar a partição dos estatutos em:
1. Caracterização da República, dos membros, e do próprio estatuto de ser mosmico.
2. direitos subjectivos inerentes à aquisição do estatuto mósmico.
3. Deveres mósmicos.
4. Considerações finais e lista de membros.

Comprometo-me desde já a enviar uma proposta de organização aos membros

Anónimo disse...

fundadores, no prazo de 48h. A tarefa agora está facilitada uma vez que se trata de um trabalho sobre uma proposta que roça a perfeição. Trata-se apenas da reformulção organizacional.

Sem mais por ora,

Despeço-me com a mais elevada estima,

Saudações mósmicas,

Comendador José Domingos

Anónimo disse...

P.S. Seguindo a conduta de louvar do carioca, aqui ficam os links para quem quiser saber mais:

Código Napoleônico - http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_Napole%C3%B4nico

Bürgerliches Gesetzbuch - http://pt.wikipedia.org/wiki/BGB


Haja cultura!

Xerafim Xerôdio disse...

GOSTO DE VER QUE CONTINUAS A CUMPRIR OS PRAZOS !!!!!!!!!!!

TEMOS DE CRIAR CASTIGOS PA ESTA GENTE DO PROMETE PROMETE !!!!