terça-feira, outubro 16, 2007

Diz Que O Silêncio É de Ouro.

E dizem bem.

Não será pelo minério em si, elemento de discórdia cultural secular que tanto sangue fez derramar mas acabaria por ver o seu protagonismo ser ultrapassado em 1973 quando acabou-se com o "Padrão Ouro" e a referência monetária passou a ser abstracta e fiduciária, sendo o campo de batalha transferido das planícies, montes e vales para o floor das grandes bolsas mundiais.

Será de Ouro, pelo facto de ser valioso. E esta frase aparentemente contraditória, não o é uma vez que o valor que um dado objecto tem (p.e o silencio) é lhe atribuido por contribuições/pressões que lhe são exteriores, por uma realidade socio-económica que lhe associa uma Utilidade, lhe reconhece Qualidades e muitas vezes embrulha-o com uma boa dose de Ilusão.

Dito isto, é da minha opinião que este silêncio que parece ensurdecer este blog, deve ser ouvido com uma maior descontração, como quem dá um suspiro. Um longo suspiro, um espreguiçar seguido de um longo bocejo que permite reciclar o ar que nos 'inspira' e faça o sangue voltar a correr pelas veias, percorrendo todo o corpo a uma nova velocidade mas seguindo na mesma direcção. Ou não. Até porque o silêncio não é mais do que o espaço compreendido entre dois momentos sonoros, não deixando de ser em si um acontecimento.
E como acontecimento é valioso. O som que lhe segue, vai ganhar um novo significado, nem que seja o da repetição, da insistência, da confirmação, mudando a realidade e com isto enriquecendo-a.

Por isso lanço este suspiro de revolta, com uma pergunta que acho pertinente nestes tempos em que a imagem, o conteúdo, o preço, o valor, as tendências, o mercado abalam com as nossas convicções.

O que é feito do "Dente de Ouro? "Ele anda aí"?
Será que o Cristiano Ronaldo teve uma contra proposta dos Magnatas dos Diamantes que exploram as minas africanas, para apagarem a imagem de virilidade que um bom dente de ouro dava a quem o usasse, e deste modo alterar toda a estética do mundo ocidental??
Cristiano Ronaldo, esse lançador de tendências tão sublimes como o corte de cabelo avant garde tipo 'Manjerico meets Maquina Zero', e quem se pode esquecer das madeixas doiradas e do contributo do telemovel com fotografias para animar qualquer orgia mais morninha?
Este Indivíuduo Social, Embaixador de Portugal tem responsabilidades e revolta-me, ainda que baixinho, vê-lo com dois diamantes em cada orelha. Desculpem, mas dois castiçais da mais fina filigrana Gondomarense e um bom dente de ouro gravado com o Galo de Barcelos, não só lhe ficava bem, porque ficava, mas matava dois coelhos de uma so vez. O coelhão do Marketing Nacional e um segundo coelhinho que lhe permitiria destacar-se da sua eterna rivalidade com o Abel Xavier e com isto tornar-se num Ícone Cultural por excelência.
(Cris, olha que o Beckam está a ouvir).

Isto está a mudar, e um gaijo não se pode calar.

PS1:
Passadeira: Passagem na Feira? ou Esteira de Passagem?

5 comentários:

Unknown disse...

Q grande texto!!!não podia deixar de te fazer, a ti GRANDE JOÂO,uma sentida homenagem perante a tua escrita e a maneira deambulante omo tratas a gramática,vocabulário e toda uma lingua de Camões!!!!Já pensaste em escrever um livro?Qaunto ao post...apenas umas palavras, assim ao jeito de crítico literário que por meias palavras exprime tudo aquilo que quer transmitir: surpreso,calmo,revoltante,alegre e por fim incompreensivél (que cena é aquela da passadeira???)

Aquele Abraço e os meus parabéns por levantares isto quando, os capitães do inicio estão cansados e quando parece que já ninguém acredita, tu mostras-te o nosso capitão e o nosso Cristiano Ronaldo!!!!!(sem os brincos é claro)

Sumitico "contente de novo por ver o projecto a renascer" AKA Rui Carioca

Unknown disse...

Após uma leve reflexão sobre o teu p.s.(fiquei mesmo curioso acerca de qual o seu objectivo) e olhando para as coisas de um ponto de vista macro e não micro, concluí que, aliando o seu significado ás palavras a opção esteirade passagem se enquadra melhor na definição (julgo eu ser este o objectivo do p.s....)
Caso fosse passagem para a feira apenas se encontrariam passadeiras nas zonas de feira. Este argumento da feira até que nem é meu porque, se recuarmos um pouco no tempo, verificamos que as cidades com feira já tiveram importância a nível europeu, nomeadamente do panorama futebolístico em que uma das competições, era a taça da cidades com feira, vulgo, a recente taça uefa.

Cantinho da história:"A Taça UEFA (fundada em 18 de Abril de 1955) é uma competição de futebol de clubes europeus. É actualmente a segunda competição mais importante no futebol europeu, sendo a primeira a Liga dos Campeões da UEFA. Até 1999 era a terceira em importância, sendo superada pela Liga e a taça das Taças que foi extinta em 1999. De 1955 até 1971 o campeonato denominava-se Taça das Cidades com Feira e os primeiros torneios duraram 3 e 2 anos, respectivamente."(in wikipédia)

Pois bem, dada esta projecção das cidades com feira,neste exemplo representada pela taça UEFA (mas há mais exemplos), é possível que as passadeiras apenas fossem utilizadas como passagens para a feira. Isto porque, nos tempos de antigamente as pessoas apenas se abasteciam dos seus bens essenciais nas feiras...(até chegar o tio belmiro) Como tal,faz todo o sentido que existissem acessos priveligiados para as pessoas acederem aos locais de consumo...(priveligiados porque noutros tempos os carros tinham todo o privilégio e prioridade nas estradas por serem o símbolo do desenvolvimento)

(pequeno aparte: visto que as pessoas não iam só buscar bens essenciais aqui está o consumismo a funcionar nos seus primórdios, facilitado pelas ferramentas logística criadas para tal efeito, as passadeiras que facilitavam o acesso..Agora são as camionetas á pala do Jumbo, fim de aparte)

Pois bem, seguindo a linha de desenvolvimento da UEFA podemos concluir que, tal como esta competição desportiva despoletou para cidades que não possuíam feira, as passadeiras podem também elas ter despoletado para a vulgarização deixando de ser um privilégio apenas das cidades com feira....

Aqui ficam os esclarecimentos histórico-politicoas da coisa, decidam a definição...

Sumitico "percebo totil de passadeiras e feiras" AKA Rui Carioca

p.s.1: como não podia deixar de ser aqui segue a definição de passadeira segundo as comuns definições da sociedade:

"s.f. Pessoa que passa a ferro as roupas de uso. / Estabelecimento onde as roupas são passadas a ferro por processo mecânico. / Larga tira de tecido grosso que se estende, a modo de tapete, sobre escadas ou sobre o assoalho, para por ela se passar. / Arco da espada que prende a argola ao talim. / Série de degraus em telhado para evitar quebra de telhas quando se passa. / Vaso de cobre para transposição de melado nos engenhos. / Militar Instrumento para medir o calibre das balas de artilharia. / Náutica Cabo náutico de três cordões de linho."

p.s.2:Um bocado diferente do que se podia esperar não?!!e esta HEIN??!!!

João Sarabando disse...

Ah bom! GRANDE SUMITICO ON FIRE!

(Antes de mais de capitao tenho muito pouco, porque com esta barriguinha de treinador de bancada nem com brincos ia la! e depois porque ja a muito que nao sou convocado...cof cof!)

É engraçado como a curiosidade humana funciona! O ps. foi uma tentativa de inquietar quem o lesse...mas longe de mim pensar que tivesse este nível de dissertaçao e aprofundamento social, histórico e económico e sei la mais o que! Assim de repente fizeste uma TESE! O mundo dos blogues e uma força sem comparaçao, e esta republica vai de vento em popa!

Reunes, pelo menos, tres temas muito interessantes - Mobilidade e o Direito a Mobilidade(ironia, uma vez que me refiro ao direito a mobilidade do cidadao e nao do automovel) - os Factores de Transformação na Sociedade Moderna(ou os "verdadeiros" factores, uma vez que a sua genese e sabiamente alterada e tornada num "produto" que nos nem sabiamos que nos fazia falta...) - a Vertente Social do Futebol (essa maquina social sem fins lucrativos...), possiveis de ser dissecados de cima a baixo, a luz de uma realidade que é literalmente pisada por nos todos os dias...pisada ate ao esquecimento!

Mais havia para dizer, mais confuso ficaria!

E assim o "enigma" passou a conhecimento! lol

Levast bem mais a frente o que me tinha passado pela cabeça!!!E ja aprendi umas coisas. Uma ja sabia,que e o facto de nao ser dado o devido valor ao Dicionario! A formaçao das palavras e uma coisa incrivel (como acabou de ser provado)! Soa a geek,e verdade... mas e verdade!

Resumindo e ja com novas ideias para desenvolver esta possivel forma de comunicação, "Boa cena".

O Fernando Pessa deve tar feliz pelo fim da Blasfemia. Finalmente alguem conseguiu utilizar a sua mitica "catch frase" de maneira tao expressiva!
Foi um classico!

pedroMaria disse...

uii
vcs andam doidos!LOOOL
gostei =)

Fallen disse...

Este gajo pah...Lá vai sabendo o que dizer... Tiro o chapéu!!! :D