quinta-feira, junho 21, 2007

Empurrãozinho...

Caros companheiros começarei tal como manda as regras da boa educação por cumprimentar esses grandes e atentos olhos que olham já a partda com entusiasmo para as minhas palavras sem saber o que daqui vai sair.

Pois bem meus amigos hoje trago até voz uma experiência minha, que acrescida às anteriores pode trazer em si uma liçao de vida. Pressupostos para o seu entendimento:

Vivemos em sociedade, o que nos diz que não estamos sozinhos, existem uma série de conceitos e regras que devemos respeitar para não infringirmos espaço alheio, em termos de comportamento deveriamos ser educados, civilizados e com um espirito de ajuda para com o proximo, em que os mais favorecidos têm o dever de ajudar os mais desfavorecidos com o objectivo do bem comum. Para a existencia do ser Comunitário, da comunidade, tem que existir em nós primeiro a noção da existência do outro ser também ele pertencente à mesma sociedade, cumprido que deve estar este passo temos támbem que ser capazes de perceber qual o momento em que o outro (nosso amigo no sentido de globalidade comunitária) está em apuros, e neste caso, aí sim, devemos passar da teoria á acção.

Para uma melhor contextualização passo a explicar o que me aconteceu.

Eram 22 horas e 15 min de dia 21 de Junho e estava eu a circular na viatura que foi gentilmete cedida pela minha avó ( e aproveito aqui para fazer uma homenagem a essa grande mulher que com 77 anos é sócia nº 1 do clube de dança dos clérigos e ganha primeiros prémios em vestidos de gala a quando das festas dessa mesma instituição, já para n falar nos penalties que me marcava a quando dos tempos em que eu fazia da minha garagem uma baliza. Avó tu es grande!) quando á chegada de um entroncamento em matosinhos me deparo com uma estranha situação.
A tentar entrar nesses entroncamento está uma viatura de 9 lugares de marca Toyota de modelo Hyace (uma maravilha automovel). Primeiro problema, a viatura estava parada, o condutor não estava no seu devido lugar e a porta estava aberta. Algo se passa! pensei eu.. No momento em que passo ao lado da carrinha de 9 lugares (repito 9 lugares) está um senhor, já com os seus bons aninhos em cima (diria [55-60]) entre a porta que estava aberta e a carrinha a fazer o quê? a tentar empurra-la! meus amigos aquilo tocou-me!
Quando desviei o meu olhar para dentro da carrinha consegui vislumbrar uma menina com os seus 6 aninhos sentada nos bancos de trás a olhar para aquele que provavelmente seria o seu avô naquele terrivel esforço para tentar demover o "monstro".

Todos este cenário me fez parar, encostei a viatura e decidi fazer a minha boa acção do dia. Saio com um sorriso nos lábios recheado de vontade para a ajudar um senhor em apuros. Aproximo-me como se fosse em camara lenta a dirigir-me para um acto heroico quando no fundo se ouve uma musica dos vangelis que dá como hino de um partido político. Cheio de vontade chego finalmente à carrinha.

Coloco as mão da traseira do "monstro" e profiro as minhas heroicas palavras para o velhote desesperado. "Vamos lá que eu ajudo!". O homem sorriu incredulo com tamanho acto! O que aconteceu a seguir meus amigos? incrível!!!!!

Não é que estou eu já de mãos coladas na traseira da carrinha com os meus pulsos de super herói quando vejo que o senhor a quando deste acto entra para o lugar do condutor, senta-se e fecha a porta!! meus amigos isto é veridico! Cuspiu-m na cara agradecendo a minha ajuda e senta-se na esperaça de que eu SOZINHO conseguisse empurrar uma Toyota Hyace de 9 lugares acrescida de dois passageiros o seu interior! De loucos meus amigos, de loucos!

Mesmo assim neste caos, sorri, não acreditava no que me acabara de acontecer mas era pura realidade. Mas caros companheiros não fraquejei perane tamanha adversidade! enfreitei a carrinha como se da minha vida se tratasse e ela parecia mexer-se una centimetros quando volta lijeiramente para trás. Tento mais uma vez e o resultado é exactamente igual. Olhei para o chão e verifiquei o que suspeitava. a estrada era em paralelo e ainda por cima nas rodas de trá estava uma lijeira lomba criada pelá má colocação do pararelo por esses nossos e muito bem instruidos calceteiros nacionais! Tudo corria mal!!

Não chegava ter que empurrar uma carrinha de 9 lugares ( fds 9 lugares...) depois de uma desilusão daquelas e ainda assim tenho que lidar com a má colocação do paralelo á moda nacional!! mas perdoei amigos.. perdoei e foi ai que a inspiração surgiu de mósmes!! de mósmes amigos!! A luz chegou até minha e trouze com ela uma brilhante ideia!

Se eu repetisse o movimento de enpurrar a carrinha e ela recuasse. com o movimento continuo conseguiria por assim a carrinha a mexer apoiado no balaçar sucessivo que o seu enorme peso permitia. Por isso, sentindo o milagre da engenharia que nem Leonardo Da Vinci a quando da invenção da alavanca, consegui o balanço necessário para colocar a carrinha em movimento, sibiu a lomba e a descida foi o suficiente para eu com a minha muito boa vontade dar a estucada final no "monstro" e assim pola em movimento.

Foi o espetar da faca no coração, a carrinha mexe-se e ainda assim vai pegar, o senhor larga a embraiagem e eu, no meio disto tudo, inda levo uma bela chamuscada daquele belo carvão de motor misturado com óleo mal queimado, ficando em envolvido numa bela e cinzenta nuvém de fumo. Meus amigos tinha conseguido, a carrinha pegou que foi uma maravilha mas o melhor, a cereja no topo do bolo foi quando olha para a carrinha no fundo da rua e.... nem uma apitadela de obrigado o cota foi capaz de mandar.

Ainda assim me senti feliz, falando como a mulher do tapa da pantera do youtube, se não viram vão ver (obrigatório) eu não sei se me sentia feliz por toda aquela situação eu se eu já tenho uma predesposição para ser feliz...

Um abraço mósmico!
Villaret "aka" Leonardo da Vinci

3 comentários:

pedroMaria disse...

GRANDE VILONE
fizeste o q devias ter feito =)
ó feliz

Unknown disse...

Aí está um exemplo da nossa veia mosmica no que toca ao respeito para com a sociedade (e o habitual,mas n lógico, comportamento da sociedade em relação a quem a ajuda...)!!!

Concordo com o maria,Fizeste o que devias ter feito!!!ès grande!!!

Sumitico"nunca tal me aconteceu" AKa Rui Carioca

p.s.:Em vez de leonardo da vinci devias ser o Super homem!!!

João Sarabando disse...

A standing ovation!

Super Samaritano, tu tás lá!